Seguro de vida resgatável: confira as melhores opções!

Seguro de Vida Resgatável

Confira as melhores opções de seguro de vida resgatável e veja também as vantagens e desvantagens desse tipo de seguro.

Escrito por: Talita Nifa - atualizado em: 23/06/2024

O seguro de vida resgatável é uma alternativa que vem ganhando popularidade no mercado, especialmente pelas vantagens que traz ao titular.

Isso porque além das coberturas e proteções contra imprevistos, também permite a recuperação de parte dos prêmios pagos durante toda a vigência, com correção e juros. Dessa forma, não apenas oferece suporte para sinistros, como também atua como um investimento para o segurado.

Para te ajudar, separamos quatro alternativas de seguro de vida resgatável, com suas qualidades e diferenciais. Avalie e veja porque considerar uma apólice dessa categoria!

1. Seguro de vida resgatável MetLife

CaracterísticasSeguro de vida resgatável Metlife
Coberturas:morte natural e acidental; auxílio-funeral; doenças graves; invalidez;
Carência:24 meses
Fidelidade:não possui fidelidade
Formas de contratação:pelo serviço de Consultoria de Proteção Financeira
Assistências:assistência Residencial Diferenciada, Assistência Nutricionista, Motorista Amigo, Check-up Lar
Vantagens:assistência especializada para escolher a proposta
Desvantagens:não permite contratação autônoma
Reclame Aqui:7.1/10

Na Metlife, é possível escolher dois planos de seguro de vida resgatável, sendo os pacotes Vida Total e Vida Segura. 

Ambos possuem coberturas semelhantes, com diferenças apenas no tempo de contrato, que influencia na retirada do investimento.

No Vida Total, a participação é integral, com cobertura vitalícia. Dessa forma, o resgate acontece quando o titular falecer.

Enquanto isso, o Vida Segura funciona como um seguro de vida resgatável mais tradicional, com a possibilidade de retirar o valor integral ou parcial em qualquer momento.

Interessados que estiverem em dúvida sobre qual modelo adquirir poderão confirmar com a assistência especializada da contratação.

Entretanto, para quem busca maior autonomia, ainda não existem canais digitais que permitam o acesso e envio de proposta de forma autônoma.

2. Seguro de vida resgatável MAPFRE

CaracterísticasSeguro de vida resgatável MAPFRE
Coberturas:morte; invalidez por acidente; doenças graves;
Carência:24 meses
Fidelidade:não possui fidelidade
Formas de contratação:cotação pelo site ou pessoalmente com corretor autorizado
Assistências:pagamento de 50% do valor em vida no caso de diagnósticos terminais
Vantagens:idosos até 70 anos podem contratar
Desvantagens:possui apenas uma alternativa resgatável
Reclame Aqui:6.5/10

A MAPFRE é uma das empresas mais populares no mercado brasileiro, e também traz uma alternativa de seguro de vida resgatável. 

Trata-se da modalidade Bien Vivir, em que parte do dinheiro do titular é direcionado para um fundo vinculado à subsidiária MAPFRE Investimentos.

Dessa forma, o contratante pode ter acesso a coberturas de vida e retorno de juros com resgate no futuro. Além disso, a alternativa utiliza o índice IPCA para correção, permitindo que a rentabilidade acompanhe a inflação anual.

No entanto, por ser apenas uma opção de seguro de vida resgatável, interessados não poderão escolher, de fato, qual o melhor pacote para seu perfil.

A única forma de personalização é a escolha das coberturas, optando por permanecer com atendimento básico, para morte natural ou acidental, ou incluir alternativas como proteção contra doenças graves e invalidez.

Ainda, apresenta o diferencial de antecipação sem custos do capital segurado no caso de diagnósticos terminais.

Esse seguro possui ampla faixa de contratação, aceitando titulares de até 70 anos, com a possibilidade de obter até R$25 milhões em coberturas.

3. Seguro de vida resgatável MAG Seguros 

CaracterísticasSeguro de vida resgatável MAG
Coberturas:Morte e invalidez permanente
Carência:A partir de 6 meses para resgate proporcional
Fidelidade:Não possui fidelidade
Formas de contratação:Chat virtual
Assistências:Consultoria financeira gratuita, Personal Care, desconto em medicamentos
Vantagens:Diversas coberturas adicionais disponíveis
Desvantagens:Permite resgate integral somente após 25 meses
Reclame Aqui:7.4/10

A MAG Seguros conta com quase 200 anos de experiência nesse segmento, e também se destaca com sua opção de seguro de vida resgatável.

Atualmente, disponibiliza duas modalidades, nas quais o titular pode escolher um contrato com prazo pré-estabelecido, recebendo o investimento e encerrando as proteções, ou adquirir coberturas vitalícias.

Desse modo, traz maior autonomia para os usuários, que podem aproveitar diferentes pacotes de serviços para combinar com seus perfis.

Além disso, disponibiliza coberturas adicionais variadas, incluindo atendimento para doenças graves, reembolso de Diária de Internação Hospitalar (DIH) e ajuda financeira para cirurgias que constem no contrato.

Também possui um sistema diferenciado de pagamento, com menos restrições em termos de prazo. Na MAG Seguros, é possível retirar o valor a partir de seis meses de contratação.

No entanto, o correspondente liberado será apenas 5% do valor investido. Esse percentual aumenta gradativamente, até ultrapassar 25 meses de contratação, quando permite a solicitação de 100% do valor corrigido.

Isso exige um melhor planejamento do cliente, mas aumenta as possibilidades de administrar seu seguro de vida resgatável.

4. Seguro de vida resgatável Bradesco

CaracterísticasSeguro de vida resgatável Bradesco
Coberturas:Morte natural e acidental; doenças graves; invalidez;
Carência:24 meses, exceto para morte
Fidelidade:Não possui fidelidade para planos vitalícios
Formas de contratação:Telefone e presencialmente
Assistências:Sorteios mensais
Vantagens:Diferentes prazos de vigência, aceita titulares de até 75 anos
Desvantagens:Não possui assistências de saúde, sem coberturas adicionais
Reclame Aqui:7.1/10

Entre as principais instituições que trabalham com seguro de vida resgatável, o Bradesco se destaca, por ser uma companhia bancária.

Consolidada no mercado tradicional, a empresa possui diferenciais importantes para quem busca uma corretora especializada. Afinal, trata-se de um banco, com experiência em investimentos.

Dessa forma, os clientes podem esperar uma administração mais efetiva, além de contar com consultorias personalizadas.

Quanto ao seguro, ele acompanha cobertura padrão de morte e doenças graves, além de invalidez, embora não possua suportes adicionais para incluir no pacote.

Por outro lado, o Bradesco Seguros traz um Clube de Vantagens e realiza sorteios de até R$15 mil por mês.

Além disso, existe um diferencial interessante por parte da companhia, uma vez que ela permite pagamentos e resgates em prazos distintos.

É possível realizar uma contratação com quitação única, mensal ou anual. Além disso, traz duas formas de seguro de vida resgatável.

O primeiro modelo permite apólices vitalícias, em que o segurado pode retirar o valor quando necessário. Enquanto isso, também possui modelos de 5, 10, 15 ou 20 anos, com prazos adaptáveis.

Vantagens do seguro de vida resgatável

O seguro de vida resgatável é uma modalidade com diversas vantagens, especialmente financeiras e em termos de administração.

Para conhecer melhor essa alternativa, vale a pena conferir esses pontos positivos. Veja mais detalhes:

Recuperação financeira

A princípio, o benefício de maior destaque desse tipo de apólice é a recuperação financeira por parte do titular.

Isso porque o formato permite que o segurado resgate parte do valor pago durante todos os meses de vigência, ao contrário de apólices tradicionais, onde o prêmio não se converte em juros.

Dessa forma, oferece uma proteção financeira mais completa para os beneficiários em caso de falecimento ou imprevistos como acidentes, por exemplo.

Os entes queridos, e até mesmo o próprio titular, poderão contar com um montante maior para lidar com despesas e custos relacionados ao sinistro.

Na maioria das empresas, o processo é simples e ágil, como um pagamento de seguro convencional, evitando que os associados fiquem sem amparo.

Juros

Além disso, o fundo de investimento conta com incidência de juros e reajuste, atuando como uma aplicação convencional e gerando rentabilidade.

Assim, além da proteção em caso de morte ou doenças graves, o segurado também poderá retirar um valor considerável, dependendo do prazo.

Cada empresa possui um tipo de administração, mas, geralmente, utiliza índices comuns de reajuste, para acompanhar a inflação.

Como outros investimentos tradicionais, o proprietário do fundo receberá uma rentabilidade considerável, que acompanha proporcionalmente o tempo de aplicação. No entanto, também possui as coberturas de um seguro de vida.

Flexível

De modo geral, o seguro de vida resgatável é flexível, permitindo que o titular escolha como deseja administrar suas proteções. 

Isso se aplica não apenas em termos de duração, mas também valor do prêmio, período de cobertura e total da indenização.

Com diferentes possibilidades de contratação e customização de pacote, o investidor pode aproveitar os benefícios que mais se destacam em cada segmento.

Em outras palavras, protege seus beneficiários em casos de sinistro, e também obtêm os melhores valores de juros e contribuições.

No futuro, possui maior potencial de crescimento, dependendo do desempenho dos investimentos escolhidos. Para obter ajuda, pode contar com especialistas das empresas, principalmente instituições bancárias.

Desvantagens do seguro de vida resgatável

Embora o seguro de vida resgatável tenha diversas vantagens, também apresenta alguns pontos de atenção. Confira detalhes:

Prêmios mais altos

Comparado a outros tipos de apólices tradicionais, o seguro de vida resgatável pode ter prêmios mais altos. 

Isso ocorre porque parte das mensalidades pagas são direcionadas para fundos de investimento, em vez de cobrirem exclusivamente os riscos de sinistro.

Dessa forma, existe uma cobrança maior, em termos de comparação, para ser possível aproveitar ambos os benefícios.

Para quem busca um seguro mais acessível, a opção resgatável pode não ter o custo-benefício mais atrativo do mercado.

Menor retorno financeiro

Enquanto isso, o seguro de vida resgatável também deixa de apresentar um retorno financeiro expressivo, se comparado com investimentos tradicionais.

Afinal, apenas uma parte do valor segue para o fundo de investimento, e o tempo de aplicação é menor do que outros planos convencionais.

Desse modo, embora permita acumular valores ao longo do tempo, enquanto o titular aproveitar benefícios de proteção, os rendimentos geralmente não são tão altos.

Além disso, vale reforçar que existem carências para retirar os valores, e, em caso de emergências anteriores a esse prazo, o titular corre o risco de sofrer penalidades e perder os juros, por exemplo.

Assim, acompanha, também, uma maior burocracia para acessar os valores devidos, ou mesmo direcionar as indenizações para os beneficiários após a morte.

Por conta da complexidade, pode ser uma alternativa menos atrativa para quem procura uma apólice simples de administrar, sem muitos tempos ou impasses de utilização.

Qual a diferença entre um seguro de vida tradicional e um seguro de vida resgatável?

A principal diferença entre um seguro de vida resgatável e demais seguros de vida está no direcionamento dos valores acumulados ao longo do tempo.

As apólices tradicionais utilizam os prêmios integralmente para a cobertura de riscos, com foco principal em oferecer suporte aos beneficiários no caso de falecimento. 

Mais recentemente, coberturas adicionais, como doenças graves e invalidez, passaram a permitir o resgate em vida. No entanto, de modo geral, trata-se de um suporte menos flexível.

O pagamento ocorre somente após avaliação do sinistro e com cobertura ativa. Além disso, os prêmios não são recuperados, mesmo com o cancelamento do serviço.

Enquanto isso, o seguro de vida resgatável não se limita a apenas um objetivo central, sendo uma proteção e também uma forma de investimento.

Não é necessário que o titular faleça para acessar seus fundos de aplicação, e parte dos valores pagos durante todos os meses são recuperados, embora tenha certas condições.

Desse modo, se apresenta como um produto mais flexível, especialmente para momentos de necessidade, mesmo que não se enquadre como um sinistro, de fato. Inclusive, o valor complementa as indenizações com juros.

Em comparação, as apólices tradicionais são voltadas para quem prioriza proteção e tranquilidade de maneira mais convencional.

Por outro lado, para quem deseja unir coberturas contra imprevistos e uma forma simples de investimento, o seguro de vida resgatável pode ser a melhor opção, com diversas alternativas e empresas disponíveis nessa modalidade.

Assim, vale a pena conhecer mais sobre as principais companhias e o que elas oferecem, para escolher o plano mais vantajoso para você.

Confira também nossa seleção completa com os melhores seguros para sua família em “Qual o melhor seguro de vida para família?“.

Perguntas frequentes sobre o melhor seguro de vida resgatável

  1. Por que contratar um seguro de vida resgatável?

    O seguro de vida resgatável une proteção e investimento, permitindo que o titular recupere parte do prêmio, com correção e juros, além de trazer coberturas básicas para imprevistos.

  2. Como funciona o seguro de vida resgatável?

    O seguro de vida resgatável funciona como uma apólice convencional, mas permitindo a retirada de parte das mensalidades após um período de carência. Se algo acontecer, a empresa libera a indenização e os valores para os beneficiários. Também traz coberturas comuns para os titulares.

Conteúdos Relacionados

Nenhum conteúdo relacionado encontrado.